• Contato: +55 54 3282.4258
  • WhatsApp: +55 54 99760.0276

Serra Gaúcha - Bento Gonçalves

  • Cooperativa Vitivinícola Aurora

    Cooperativa Vitivinícola Aurora

    A Cooperativa Vinícola Aurora foi a primeira vinícola de Bento Gonçalves a abrir suas portas ao público. No início dos anos 80 criou um Centro de Recepção Turística que recebe mais de 100 mil visitantes por ano. Ônibus e pequenos grupos de excursionistas procedentes de vários estados visitam diariamente as instalações da Cooperativa e acompanham de perto o processo de elaboração do vinho. O roteiro mostra os diversos procedimentos da arte de elaborar vinhos, percorrendo corredores com barris de carvalho, tanques de inox e enormes pipas de madeira. O trajeto é interligado por túneis, que fazem o visitante vivenciar um pouco da cultura e tradição locais, e o romantismo contagiante do mundo do vinho. Ao final da visita, na Cave di Bacco há degustação gratuita de toda a linha de produtos. No varejo o turista tem a oportunidade de adquirir os produtos degustados.


    Endereço: Rua Olavo Bilac, 500 – Bairro Cidade Alta
    Telefone: (054) 3455-2000 
    Sitewww.vinicolaaurora.com.br
    Texto: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalvez. Foto: www.enoleigos.com.br

  • Museu do Imigrante

    Museu do Imigrante

    Museu do Imigrante foi fundado através do decreto Lei nº 566 de 18 de dezembro de 1974 e abriu suas portas para a comunidade em 21 de maio de 1975, desenvolvendo desde então as suas atividades em um antigo prédio construído em 1913. O prédio do museu já foi uma Estação de Sericicultura, Escola Agrícola, Anexo do Hotel Planalto e também residência. Foi tombado como Patrimônio Histórico do município em 2005 e passou a integrar o roteiro cultural de nossa cidade.

    Para resgatar a história da Imigração Italiana, o Museu teve quase dez mil itens doados pela comunidade. O Museu possui dois andares e sete salas temáticas onde preserva artefatos, documentos textuais e imagens divididos em: Sala de Gaitas, Arte Sacra, Objetos Pessoais e Ofícios, Quarto de Dormir, Cozinha, Trabalho e Vinho. No Hall de entrada encontra-se a Réplica da Loba Romana, presente do governo Italiano ao município em 1975 na comemoração dos 100 anos da Imigração Italiana.

    Desde dezembro de 2007 o Museu do Imigrante conta com a supervisão e a colaboração do Atelier Alice Prati de Porto Alegre, nos trabalhos de conservação e restauração do seu acervo, e com os “Amigos do Museu”, um grupo de voluntários que doam parte do seu tempo para apoiar e desenvolver projetos e atividades junto ao Museu. Para fazer parte dos Amigos do Museu, basta se inscrever da sede administrativa do Museu do Imigrante.


    Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto
    Telefone: (054) 3451-1773
    Texto: Prefeitura de Bento Gonçalves. Foto: Museus.gov.br

  • Monumento aos Imigrantes Italianos

    Monumento aos Imigrantes Italianos

    O Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida para construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.

    Endereço: Praça Achyles Mincarone - Bairro São Bento.
    Texto: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves. Foto: Almir Dupont.

  • Pipa Pórtico

    Pipa Pórtico

    A Pipa Pórtico é um monumento em formato de pipa (barril de vinho) que se encontra na entrada da cidade. O Monumento consruído em 1985, com 17 metros de altura é considerado o cartão de visita da cidade e anuncia aos visitantes "Você está entrando no mundo do vinho".  Ao lado da Pipa Pórtico, está localizado o Centro de Atendimento ao Turista - Pipa Pórtico.


    Texto e foto: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves

  • Passeio de Maria Fumaça

    Passeio de Maria Fumaça

    O passeio turístico de trem a vapor é uma grande atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com uma hora e meia de duração entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio a festa é comandada pelo coral típico italiano, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos.

    Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com um saboroso vinho e uma deliciosa degustação de queijos. A recepção em Garibaldi acontece ao som de músicas gaúchas e italianas ao vivo, enquanto todos degustam espumantes da região. Em Carlos Barbosa um show de música italiana marca o momento em que todos se encontram e confraternizam embalados pela música.

    Os passeios ocorrem às quartas e aos sábados, sendo que, em alguns meses, há saídas extras. É necessário fazer reservas.

    Sitewww.turismobento.com.br/pt/atrativos-turisticos
    Texto: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalvez. Foto: Turismobento.com.br

  • Vale dos Vinhedos

    Vale dos Vinhedos

    O Vale dos Vinhedos representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos, chegados ao Brasil em 1875. Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e, até mesmo, na paisagem do Vale dos Vinhedos. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas da imigração italiana.

    Vales e montanhas cobertos de parreirais marcam a beleza do Vale dos Vinhedos, onde a vocação para a vitivinicultura mostra todo o seu potencial. As pequenas propriedades rurais dividem espaço com vinícolas de destaque nacional e internacional pela qualidade dos seus vinhos.

    O Vale dos Vinhedos é a primeira região do Brasil a obter o Selo de Indicação de Procedência para seus vinhos. O reconhecimento ocorreu em 2002, garantindo a conquista da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (I.P.V.V.) aos vinhos finos ali produzidos.

    O Vale dos Vinhedos também é a primeira região do Brasil a obter Denominação de Origem. Saiba mais sobre a distinção Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.) de vinhos no site do Vale dos Vinhedos.
     

    Sitewww.valedosvinhedos.com.br
    Texto e foto: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves

  • Fundação Casa das Artes

    Fundação Casa das Artes

    A Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves foi criada em 1986 com a finalidade de formular e executar a política cultural do município, promovendo o aprimoramento de manifestações artístico-culturais.

    As instalações atuais da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves foram inauguradas em outubro de 2005. A sede possui quatro mil metros quadrados de área dispostos em quatro andares com disponibilidade para oficinas de artes visuais, música, dança e teatro. Há também salas para realização de exposições, sala de teatro e de cinema.

    A sala de cinema possui capacidade para 130 pessoas. O anfiteatro, espaço central e de maior capacidade da Casa, possui capacidade de 450 lugares. A Casa das Artes também conta com dois auditórios, com capacidades de 250 e 30 lugares.


    Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto
    Telefone: (054) 3454-5253
    Atendimento: 2ª a 6ª feira: 8h às 11h45min / 13h30min às 17h45min
    Texto: Prefeitura de Bento Gonçalves. Foto: Casadomundo.org

     

     


Localização

Onde Estamos

  • Rua Atílio Zugno, 255
  • Bosque Sinossera - Canela/RS
  • Pousadas Serra Gaucha
  • TripAdvisor
  • Booking.com
  • Quatro Rodas
  • Expedia

© Copyright 2017 | Todos os direitos reservados | StudioGT